Conheça o projeto

Divulgando as belezas e atrações do Vale do Aço, o Destino Turístico estimula a cadeia produtiva e os negócios na região.

O Site Vale do Aço - Destino Turístico é mais uma janela que se abre para o desenvolvimento do turismo regional sendo um relevante instrumento de divulgação dos atrativos locais, que vão muito além do aço. Localizado no Leste de Minas Gerais, o Vale do Aço é conhecido mundialmente por suas indústrias de grande porte e pela potencialidade do seu solo. Mas, para além das grandes corporações e riqueza industrial, há também um grande apelo cultural, uma culinária diversificada, áreas rurais de grande beleza e a tradicional hospitalidade mineira, fatores suficientes para influenciar a inovação e diversificação da economia local.

Encabeçado pelo Sebrae e pelo Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, iniciou-se, em 2011, o Projeto Turismo no Vale, com o propósito de capacitar e orientar empreendedores locais para a exploração desses filões econômicos. Assim, as primeiras ações do Projeto consistiram na elaboração do diagnóstico turístico da região e da pesquisa de mercado, consultorias especializadas, além de palestras de sensibilização junto ao empresariado e capacitação especializada na Cultura da Cooperação. Oito municípios participam do Projeto - Açucena, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Marliéria, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata e Timóteo. Juntos, eles abrigam uma população de aproximadamente meio milhão de pessoas. Foram catalogados, na região, cerca de 198 atrativos turísticos, sendo 50 naturais, 81 culturais e 67 de eventos permanentes, além de mais de 100 serviços de gastronomia, incluindo os prestigiados festivais “Comida diButeco”, “Rota dos Sabores” e “Ipatinga Gourmet”. Diante deste quadro, o Projeto visa transformar o Vale do Aço, até 2020, em um dos cinco principais destinos de eventos e convenções de Minas.

Baseado na premissa de que é necessário estimular a cadeia produtiva do turismo de eventos, captando e atraindo negócios, o Projeto arregimentou parceiros de peso, como o Vale do Aço Convention&Visitors Bureau (VAC&VB), Sindhorb, Sindcomércio, Sindvest, Instituto Cenibra, Fundação Aperam e Instituto Cultural Usiminas. Em 2014, um minucioso plano de marketing detectou quatro pilares básicos na região: Turismo de Negócios e Eventos, Ecoturismo e Turismo Fotográfico, Turismo Rural e de Aventura, Turismo Cultural e Religioso. Em 2015, as ações concentraram-se na formação de um grupo de empreendedores e na criação da marca Vale do Aço - Destino Turístico.

Embasado no lema “o Vale além do aço”, o Projeto prossegue com as tarefas de manutenção do grupo e adesão de novos empreendedores, bem como de sua operacionalização. Para 2017, os participantes do projeto elaboraram um cronograma de atividades, incluindo o lançamento do Site Vale do Aço - Destino Turístico, a realização de um Seminário de Capacitação para Observação de Aves e a realização da III Feira de Turismo Regional.